fbpx

Significado: Tatuagem de borboleta

No mundo da tatuagem, algumas pessoas buscam saber o real significado de algo que esta sendo tatuado, para alguns é uma simples arte, para outros têm um significado pessoal que muitas vezes não se tem uma explicação por estar ligado a algo particular e tem também um terceiro significado: o que pode englobar o popular, o espiritual, o histórico, dentre outros aspectos ligados a sociedade em geral.

Iremos apresentar uma série de textos que englobam este universo dos significados. Neste texto iremos abordar um dos insetos mais belos da natureza, a Borboleta.

Este pequeno inseto passa por um grande processo de amadurecimento em um curto espaço de tempo, que normalmente é de poucas semanas, e este processo de evolução é o que muito se assemelha a progressão espirital de ser humano na busca de sua própria existência.

Nascendo de um ovo, a lagarta neste primeiro estágio, tende a conhecer o mundo e dar seus primeiros passos, rumo a sua jornada de crescimento. O próximo estágio, a crisálida, é onde ela passa por um processo de metamorfose até chegar ao terceiro estágio que se concretiza na borboleta, por isso, ela pode representar um símbolo de transformação, mudança e renovação no mundo da tatuagem, podendo indicar um amadurecimento no processo espiritual de uma forma leve e delicada, o que nos remete a viver com mais liberdade e criatividade, sem levar a vida muito ao pé da letra.

Para os cristãos, ela significa respectivamente vida, morte e ressurreição, ou seja, a metamorfose cristã. Dizem também que os anjos se comunicam através das borboletas, que a presença delas pode simbolizar que seu anjo da guarda está próximo e deseja se comunicar.

Para a psicanálise moderna a borboleta representa o renascimento, através de suas asas.

Na mitologia grega, Psyche é uma deusa grega com asas de borboleta, que simboliza a personificação da alma, segundo crenças gregas, quando alguém morria, o espírito saia do corpo em forma de borboleta.

No Japão, ela é o símbolo das gueixas, e esta associada a ligeireza, gentileza e graciosidade.

Na irlanda se usa o seguinte ditado “As borboletas são as almas dos que já se foram, esperando para passar pelo purgatório.”

No mundo da tatuagem, a borboleta é uma arte delicada que por muitas vezes quem faz são as mulheres, mas dependendo to estilo aplicado, ela serve tanto para mulheres quanto homens: pode ser trabalhado com traços , sombreado , aquarela, colorido, blackwork… enfim, as possibilidades são inúmeras para agradar a todos os gostos.