Significado da Tatuagem de Medusa
top of page

Significado da Tatuagem de Medusa

Atualizado: 20 de out. de 2023

No mundo da tattoo temos as mais variadas inspirações quando desejamos fazer uma tatuagem e sempre que podemos, pesquisamos a respeito da arte a fim de ver se ela bate com o que queremos transmitir, e hoje iremos conhecer um pouco mais sobre uma a enigmática Medusa, vinda da mitologia grega, esta mulher com cabelos em formato de serpente tem uma história interessante e o seu significado pode ser ainda mais interessante.

Conta-se que sua história é um mito popular da antiga Grécia, algumas fontes modernas dizem que são de romances da época de Ilíada de Homero e as Metamorfoses de Ovídio. Fala-se que Medusa era uma sacerdotisa do templo Partenon, onde era dedicado a deusa Atena, e com o intuito de afetar a deusa, Poseidon seduziu Medusa, e esta ação causou a irá em Atena que amaldiçoou Medusa, transformando seus belos cabelos dourados em serpentes e sua visão passou a transforma em pedra todos que a olhassem diretamente.

Depois disso, medusa passou a ser isolada em uma ilha juntamente de suas irmãs Sthenno e Euryale, e que juntas formavam as Górgonas, na mitologia grega. O final da história conta que Perseu, um semideus (mistura de humano com uma divindade) chegou a esta ilha, a fim de capturar a cabeça da Medusa. Para tal, ele utilizou das sandálias voadoras de Hermes para chegar à ilha, juntamente coma a espada que nunca quebra de Hefesto e o escudo de Atena. Depois de ser derrotada e decapitada, a cabeça da Medusa foi utilizada como arma e depois como parte do escudo da deusa Atena, para afugentar o mal.

Trazendo para os dias de hoje, no mundo da tattoo, a Medusa tende a representar liberdade, mistério, transformação ou até mesmo o perigo diante do que a sua forma representa para as pessoas, com isso, ela poderá ser retratada como uma bela e inocente donzela, mas também pode ser comparada a uma bruxa, isso irá depender da sua percepção, que a pode considerar como um ser bom ou ruim. De modo simbólico a Medusa era uma figura solitária, tinha raiva dos homens por ter sido seduzida por um, e também odiava as mulheres por ser amaldiçoada por uma.

-Na cultura greco-romana, a Medusa era tida como um amuleto de proteção;

-Para muitas mulheres, ela também é um símbolo das lutas feministas;

-Ela também pode representar a sedução feminina;

-Ela também pode representar uma pessoa de personalidade mais introvertida;

-Ela pode ser um amuleto de proteção contra inveja; -Por fim, pode significar a ascensão da consciência.

3.863 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page